quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Natureza da Vida

Fotografia por Graziela Diez


"A Natureza da Vida"
Projeto de Fernanda Magalhães

O trabalho em desenvolvimento pela Artista e Fotógrafa Fernanda Magalhães é composto de diversas ações realizadas em espaços públicos. A artista convida fotógrafos a fazerem as imagens de suas performances. Na seqüência de outras séries Fernanda aborda as questões de corpo através de um posicionamento político onde seu corpo é fotografado, quase sempre nu, discutindo padrões, estética e as diversidades.
Uma ocupação do espaço com o corpo, um posicionamento, se colocar presente, se tornar visível. O espanto perante as imagens é o espanto perante este corpo de mulher gorda que ousa ficar nu e posar para fotografias. Se fossem fotos de corpos de mulheres magras, saradas e padronizadas seria banal, passariam despercebidas como as imagens que estão constantemente a mostra em todos os lugares.

Já foram realizadas ações em lugares como no Central Park em New York, no Jardim de Luxemburgo em Paris, no Mar Negro na Rússia, no Bosque de Londrina e no Parque Del Prado, Uruguay.

As fotos do Bosque de Londrina foram realizadas no dia 19 de novembro, sábado às 6 da manhã, em protesto pela destruição e retirada de árvores do Bosque, como atuação junto ao Grupo Ocupa Londrina que está resistindo bravamente às mudanças e já conseguiu embargar a obra.

Algumas fotos foram expostas, durante os protestos no bosque, em varal junto com outros registros como poemas, desenhos e fotografias dos moradores da cidade.

A intenção do poder público é de transformar parte deste local em uma rua com paradas de onibus, em pleno coração e pulmão da cidade, no bosque que preserva parte da mata original de Londrina.

As fotografias desta ação foram realizadas por Graziela Diez, Luciano Pascoal e Camila Fujita.




3 comentários:

  1. Oi te descobri ontem, em uma aula de fotografia concepção no parque Lage, fiz umas fotos com referência o gordo, então minha prof Simone Rodrigues citou seu nome, e falou que seria bom eu pesquisar seu trabalho, vi seu Doc. no you tube, e seu trabalho simplismente é maravilhoso e muito sensível, meus amigos da facul, ficaram loucos com seu trabalho!!!!!!!!! Bom vou continuar te seguindo por aqui e pelo site e torce que venha expor no Rio!!!! Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigada pelo contato. Não tenho como te responder pois vc não deixou seu nome nem seu e-mail. abraços

      Excluir
  2. Degustei seu trabalho no MON. Prato principal.
    Leonel. Maringá.

    ResponderExcluir